Nossa História

A história do Instituto Mais Vida

A história do Instituto Mais Vida começou com suas atividades de modo informal em 2007, com o desejo de seu criador, André Muniz, ajudar a suprir necessidades dos que são menos favorecidos em nossa sociedade. Com princípios cristãos, com mente e coração movidos pela justiça e o desejo do bem comum, juntamente com voluntários, deu início a uma linda jornada de ações que ao longo de 14 anos vem realizando sonhos e transformando vidas.

No início, nos anos de 2007 à 2012, total de 5 anos consecutivos, Andre Muniz, sua esposa Jane-cler e sogra Margarida Avelino e outros voluntários, prepravam 45 litros de sopa, todas as quintas-feiras e saíam na noite às periferias da cidade de Maceió, mais precisamente nos bairros Centro, Jaraguá, Poço, Vergel, levando sopa, pães, lençóis e agasalhos, e outros alimentos, fim de dar a população em situação de rua um pouco de consolo e alívio, matando a fome de muitos necessitados. Outros grupos de assistência começaram a aparecer nas noites ajudando a dar continuidade à ação , então o grupo decidiu parar e focar na possibilidade de ajudar em outros pontos da cidade.

Em 2013, visitando o bairro do Antares, André Muniz, esposa e os demais que permaneceram, decidiram estabelecer Sede no local, pois viram que as comunidades carentes, e muitas vivendo em situação de vulnerabilidade social, necessitavam de ajuda não somente paliativa, mas realmente de ações e projetos que lhes dessem a oportunidade de melhoria de vida. Foi então que, em 16 de outubro de 2013, o Instituto Mais Vida foi devidamente constituído como uma OSC – Organização da Sociedade Civil, sem fins econômicos, estabelecendo Sede na Av. Menino Marcelo, 5550 A, bairro de Antares, Maceió – Alagoas. Atualmente atuando com atividades de associações de defesa de direitos sociais, tem por finalidade:

  • Como foco principal, a realização de atividades de impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em situação de baixa renda, vulnerabilidade e risco social, objetivando que estes, assistidos através de projetos sociais e oficinas, envolvendo esporte, arte, cultura, educação, educação musical, saúde educativa, apoio familiar e orientação profissional, sejam multiplicadores de conhecimento e protagonistas das mudanças de suas realidades.

  • Complementar o trabalho social com famílias, a prevenção de riscos sociais, o fortalecimento familiar e comunitário, a promoção de acesso a benefícios socioassistenciais e serviços setoriais;

  • Contribuir para inserção, reinserção e permanência de crianças e adolescentes no sistema educacional;

  • Favorecer o desenvolvimento de atividades Intergeracionais, propiciando troca de experiências, e vivências, fortalecendo respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários;

  • Promover e realizar estudos, capacitações de profissionais da área, campanhas publicitárias, debates, pesquisas, simpósios, elaboração de projetos, conferências, cursos, consultorias, oficinas e diálogos sobre temas relacionados às finalidades da IMV. Para o atendimento das finalidades de que trata dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião;

  • O Instituto Mais Vida poderá também executar ou supervisionar programas de inclusão ao mercado de trabalho, atividades artísticas, culturais, esportivas, de lazer, saúde e meio ambiente com vistas no desenvolvimento de novas sociabilidades;

    Para poder desenvolver o serviço de Assistencia Social de qualidade o IMV poderá atuar diretamente ou através de convênios, contratos, ajustes ou acordos com entidades nacionais ou internacionais, visando receber assessoria técnica e/ou financeira.



    O Instituto Mais Vida tem como Pilares que sustentam a organização:


    COMPROMISSO - COMUNHÃO - COMPARTILHAMENTO - COMUNICAÇÃO

    Compromisso

    Onde há confiança há segurança! Nosso principal foco e compromisso é ser ponte de avanço para crianças, adolescentes e famílias, para que sejam multiplicadores de conhecimento e protagonistas das mudanças de suas realidades.

    Comunhão

    Todos que fazemos parte do IMV temos o mesmo sentimento, pensamento. São ideiais, motivações e ações que se identificam para a realização da missão e cumprimento do propósito.

    Compartilhamento

    Oportunidade de todos os envolvidos em dar e receber conhecimentos, bens e valores morais, educacionais, culturais, intelectuais e materiais.

    Comunicação

    Comunicar é partilhar informações. Levamos à sociedade em geral, o conhecimento das necessidades daqueles que muitas vezes não são vistos nem ouvidos. Somos voz para fazer valer, aos que vivem em situação de vulnerabildade social, o direito de fazerem parte de uma sociedade mais justa.